É um município brasileiro localizado na região oeste do estado de São Paulo e conta com aproximadamente 15.000habitantes.

O município de Tarumã apresentou interesse em soluções de temas que envolvam a destinação adequada dos resíduos, principalmente das empresas de açúcar e álcool e a implementação da agricultura 4.0, que visa digitalizar os processos de produção. Destacou, ainda, o problema dos incêndios criminosos nas plantações.

Dentre as experiências apresentadas está o Orçamento Base Zero como metodologia para a elaboração do orçamento municipal, o qual é realizado de forma descentralizada e é base para a tomada de decisão em relação ao dispêndio dos recursos orçamentários. A iniciativa tem o objetivo implícito de gerar nos colaboradores e na comunidade a cultura da economia e administração de recursos financeiros, sejam eles públicos ou privados. Além disso, apresentou a instalação e utilização de 15 mini usinas de energia fotovoltaica em cima de prédios públicos para abastecimento de energia do Município, causando grande redução de custos.

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS

Confira as experiências compartilhadas pelo Município